PR: Magistério de Curitiba realiza ato para exigir contratações e descongelamento do Plano de Carreira

Publicado em Terça, 29 Maio 2018 08:50

2018 05 29 giro SISMMAC

As professoras e professores da rede municipal de Curitiba vão se reunir no dia 30 de maio (quarta-feira) para exigir a contratação de professores e o descongelamento dos Plano de Carreira e salário. O ato acontece em frente ao prédio da Prefeitura, a partir das 14h.

O objetivo do ato será protestar contra o descaso da Prefeitura com a educação e com o funcionalismo público do município! No início da gestão, o prefeito Rafael Greca prometeu contratar 700 professores, mas até agora contratou apenas 48. Há um déficit de cerca de 1.500 professores na rede municipal, porém, essa gestão só apostou em medidas que, na prática, pioram as condições de trabalho. Por isso, o magistério municipal luta contra a desvalorização da carreira e contra a lógica de tratar as escolas como depósito de crianças.

Além disso, os salários e o Plano de Carreira das professoras e professores da rede continuam congelados devido ao pacote de ajuste fiscal proposto por Greca e aprovado no ano passado pelos vereadores da bancada do tratoraço.

Lei da mordaça

Durante o ato, a categoria também vai protestar contra o Projeto de Lei Escola Sem Partido. Mesmo com o parecer desfavorável de duas comissões na Câmara Municipal e da Secretaria Municipal de Educação (SME), a proposta foi considerada apta para seguir em votação em Plenário.

Além de desrespeitar à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), o projeto criminaliza e intimida os professores que são comprometidos com a formação crítica de seus alunos. É uma proposta que impede a liberdade de expressão e os debates sobre questões sociais no ambiente escolar.

Serviço – Ato do magistério municipal de Curitiba
Data: 30 de maio (quarta-feira)
Horário: a partir das 14h
Local: Em frente ao prédio da Prefeitura (Av. Cândido de Abreu, 817)

(SISMMAC, 29/05/2018)

 
 
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Nota Pública: Lei da Mordaça (“Escola Sem Partido”) é inconstitucional, antidemocrática e antipedagógica

 
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