Publicado em Terça, 26 Junho 2018 17:06

Com presença de diretoras/es da executiva estadual e de todas as representações dos núcleos regionais, o Sinteal participou, na tarde desta terça-feira (26), no Centro de Convenções de Maceió, em Jaraguá, de uma audiência pública que debateu os precatórios do Fundef - Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef). A presidenta do Sinteal, Consuelo Correia, compôs a mesa do evento, junto com o deputado JHC, que é o coordenador nacional para fiscalização dos recursos do fundo, e representantes do Tribunal de Contas da União em Alagoas, dos Ministérios Públicos Estadual e Federal, da Central Única dos Trabalhadores em Alagoas etc.
Em sua fala, Consuelo saudou a realização do evento lembrando que “a luta do Sinteal e da categoria é pela utilização integral dos recursos do Fundef na educação pública e na valorização do magistério”. Segundo Consuelo, o Sinteal “defende, intransigentemente, a garantia dos recursos exclusivamente para a Educação e a destinação de 60% do valor para os profissionais do Magistério”.
Por decisão judicial, devido a retenções ilegais entre os anos de 1998 e 2006, quase noventa bilhões em recursos referentes às parcelas do Fundef, continuam a ser repassados pela União a quase quatro mil municípios para serem aplicados exclusivamente na área da educação pública.
(Sinteal, 26/06/2018)