cnte 19a semana nacional em defesa da educacao publica site materia

Dando encaminhamento à decisão do Conselho Nacional de Entidades da CNTE, por ocasião da aprovação do planejamento estratégico de nossa Entidade para o ano de 2018, informamos que está disponível, em nosso site, o material promocional da 19ª Semana Nacional da Educação.

Em razão das eleições gerais em de outubro, este ano, a Semana de Educação acontece no mês de setembro, a fim de possibilitar a inclusão da pauta educacional e social no debate eleitoral.

Muitos têm sido os ataques privatistas e conservadores contra a educação pública, os direitos sociais e trabalhistas e contra as empresas públicas e as riquezas naturais de nosso país. E precisamos esclarecer a sociedade, especialmente a comunidade escolar, sobre a avalanche de retrocessos imposta pelo golpe parlamentar/midiático/jurídico de 2016.

O livreto conta com sugestões de temas para debate nas escolas, nas câmaras e assembleias legislativas e com a sociedade em geral. Apresenta também orientações para realização de atividades com parceiros de lutas da educação. Chamamos a atenção para a importância de se promover debates acerca da Reforma Política nas casas legislativas dos estados e municípios, da Reforma Tributária junto com FENAFISCO e ANFIP (videoconferência de lançamento da Reforma Tributária Solidária), da Reforma Agrária e o desemprego no Brasil em conjunto com MST, CONTAG e Centrais Sindicais e da Reforma Educacional, com ampla participação da categoria e dos estudantes.

No dia 19 de setembro, a CNTE convoca seus sindicatos filiados a promoverem atos públicos em memória de Paulo Freire (patrono da educação brasileira) e em defesa da democracia. E esperamos contar com ampla participação de todos/as.