2020 03 30 giro pe sinproja

Fundado em 30 de março de 1993, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Município do Jaboatão dos Guararapes (SINPROJA) comemora, nesta segunda-feira (30/3), 27 anos de Luta e Resistência, uma data importante que deve ser evidenciada por esta categoria aguerrida, que sempre exigiu respeito, dignidade, valorização e melhores condições de trabalho. O SINPROJA atua com transparência e muita responsabilidade, fazendo jus aos 27 anos de uma história vitoriosa.

A entidade tornou-se uma referência, por suas ações em defesa dos/as profissionais da educação, na luta pela democracia e por uma sociedade justa e Igualitária para todas/os. Por este motivo, merece uma comemoração à altura, mas, em decorrência da expansão da pandemia do coronavírus pelo País, para preservar a vida das Trabalhadoras e dos Trabalhadores em Educação, neste momento, a comemoração será simbólica e de casa. Portanto, nesta segunda-feira (30), várias ações virtuais serão realizadas, como live às 16h no Facebook e lançamento do PODCAST do SINPROJA nas plataformas digitais.

É preciso olhar para trás e relembrar, com todos/as os/as companheiros/as que escreveram esta história desde o início, alguns dos/as quais já se foram, mas deixaram o exemplo para os/as que chegam, e os/as que se somaram ao longo dos anos, como o caminho foi difícil para chegar até aqui. Para as/os companheiras/os que chegaram este ano, os direitos que encontraram são resultado de 27 anos de muitas lutas, contra as gestões que governaram este município. Nenhum centavo dos salários, nenhuma lei que valoriza a categoria e nenhuma ação governamental que tenha melhorado as condições de trabalho foram dadas por concessão do poder público, mas pela luta dos trabalhadores/as em educação.

O SINPROJA sempre teve a sua trajetória traçada por compromisso, solidariedade, unidade, conquistas e lutas. Valores que fizeram o Sindicato travar longas batalhas, desde 1984, quando ainda era a Associação dos Professores do Jaboatão (APROJA), época em que a política local estava bastante tumultuada e marcada pelas várias intervenções no Município e demissões de professoras/es. Esse compromisso com a categoria fez do SINPROJA uma referência política local, tornando-se parâmetro sindical.

Passando por momentos decisivos, ao longo desses 27 anos de história, a reorganização política da categoria aconteceu durante uma assembleia histórica, em 30 de março de 1993, quando nasceu o Sindicato dos Professores do Município do Jaboatão dos Guararapes (SINPROJA), posteriormente filiado à Central Única dos Trabalhadores (CUT) e à Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE). Já a unificação entre professoras/es e funcionárias/os da Educação da base da categoria, foi alcançada no III Congresso do SINPROJA, em 5 de outubro de 1999. Unificado, o SINPROJA conquistou os Planos de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCRS) do Magistério e do Grupo Ocupacional de Apoio Administrativo ao Magistério (GOAAM), tornando uma referência nacional no ramo da educação.

O SINPROJA é referência de organização social e sindical, combativa e presente em todas as lutas locais e nacionais, ao longo desses 27 anos. Foram diversas assembleias, passeatas, atos, aulas públicas, plenárias, marchas, grandes greves, congressos, ocupações. Além disso, a entidade tem um trabalho focado na conscientização e na formação da sociedade, sempre se posicionando em defesa da justiça social, da garantia de direitos e contra qualquer tipo de discriminação.

Para o presidente do SINPROJA, Ronildo Oliveira, esses 27 anos “representam uma história repleta de lutas e conquistas que ficaram marcadas em nossas memórias. Estamos comemorando a chegada de um novo ciclo. Nossos desafios serão mais intensos de agora por diante”, disse.

Já a vice-presidenta do SINPROJA, Séphora Freitas, ressalta que “é fundamental e de qualidade social que a história de lutas do nosso Sindicato sirva de inspiração para todas e todos. É extremamente importante que estejamos unidas/os para garantir o que foi conquistado e prontas/os para o enfrentamento das próximas lutas”.

Parabéns às companheiras e aos companheiros que fazem o SINPROJA. Sigamos firmes e fortes na luta em defesa da educação pública, gratuita, democrática, por uma sociedade mais justa e igualitária.

SINPROJA: 27 Anos de Luta, em Defesa da Educação Jaboatonense

(Sinproja, 30/03/2020)