GIRO PELOS ESTADOS

SINTEP 040923

O Sindicato das Trabalhadoras e Trabalhadores em Educação do Estado da Paraíba-SINTEP-PB está com nova diretoria. Foram empossados, no último dia 31 de agosto, os membros do Conselho Diretor para o quadriênio- 2023-2027. A composição consta de 13 secretarias temáticas e mais 14 diretorias sindicais regionais. A partir desta gestão foi inserida a secretaria de Assuntos Jurídicos.

A solenidade de posse ocorreu em uma casa de recepções de João Pessoa, e foi conduzida pelo presidente da Comissão Eleitoral, professor José Mário Araújo Caldas. Compuseram a mesa de abertura a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação- CNTE, Central Única dos Trabalhadores-CUT, Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Município-- Sintem e representação do Conselho Estadual de Educação. Houve ainda homenagem póstuma in memoriam ao ex- diretor Irlânio Pereira que faleceu recentemente e também para os aposentados e aposentadas da educação estadual. Marcaram presenças parlamentares, representantes de entidades, ex-diretores, associados, funcionários , parceiros do Sindicato, estudantes e familiares.

O presidente da CNTE, Heleno Araújo que veio a Paraíba, exclusivamente para o evento, elogiou o trabalho realizado ao longo dos anos pelo SINTEP-PB, “um sindicato vivo, de muita garra com desenvolvimento de várias ações, e com esta nova diretoria que une experiência e renovação certamente irá cada vez mais ampliar as lutas para vencer os desafios pela educação que não são poucos, e sobretudo, pelo fortalecimento e unidade do sindicalismo e da democracia". Desejou a todos e todas muito sucesso neste novo ciclo”.

O professor Antônio Arruda, que segue como coordenador-geral do Sindicato, fez o discurso em nome da gestão eleita e ressaltou o papel do movimento sindical E citou como exemplo de luta o companheiro Zenito, com longo histórico de contribuição para a categoria. Ele destacou o resultado da chapa consagrada como vitoriosa com mais de 74% dos votos, “numa das eleições mais participativa que já tivemos, com uma oposição jogando sujo, usando a mesma tática bolsonarista, porém se depararam com uma categoria que não se deixa enganar e os trabalhadores e trabalhadoras em educação através de um dos elementos mais democrático que é o voto universal demonstraram que estão juntos, unidos e apoiando essa direção de guerreiros e guerreiras, abnegados e abnegadas, sonhadores e sonhadoras, lutadores e lutadoras deste sindicato”.

Arruda, enfatizou que “a gestão 2023/2027 está sendo iniciada para esse nosso mandato a frente do SINTEP-PB, com a esperança do verbo esperançar , assim como dizia o nosso grande educador professor paulo freire, de fazer um grande trabalho com a participação de todos e todas na retomada da construção da democracia, na luta contra as desigualdades sociais por um mundo sem preconceitos, sem racismo e machismo, enfim por um mundo justo e melhor, finalizou”.

Eleições- Ocorreram no último dia 24 de maio, onde as trabalhadoras e trabalhadores da educação estadual consagraram, a chapa 1- sintep, nossa força , nossa voz, vencedora do processo eleitoral com dois mil, quatrocentos e um (2.401) votos válidos. Os pilares da luta desta do SINTEP-PB junto à categoria são: defender a valorização profissional com carreiras dignas (pccr), o cumprimento da lei do piso salarial nacional do magistério, fim da terceirização na educação, a escolha democrática para gestão escolar, concurso público como principal porta de entrada no serviço público, plano de reforma e manutenção sistemática nas escolas públicas e o cumprimento das metas do plano nacional de educação.