NOTA PÚBLICA

 

2021 02 18 destaque sindiute

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação - CNTE, entidade representativa dos profissionais da educação básica do setor público brasileiro, manifesta sua solidariedade a presidenta do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação do Ceará e membro da Direção desta Confederação, Ana Cristina Fonseca Guilherme, pelos ataques sofridos em sessão realizada no dia 17 de fevereiro/2021na Câmara Municipal de Fortaleza. E estende sua solidariedade aos/às demais sindicalistas atacados/as por meio dela.

O vereador Carmelo Neto, do Republicanos, pouco afeto a manifestações democráticas, de forma agressiva e desrespeitosa se referiu a Ana Cristina e ao movimento sindical que se manifestava pacificamente contra as propostas de desmonte do regime previdenciário dos servidores municipais de Fortaleza.

A livre manifestação e a garantia de organização sindical estão garantidas constitucionalmente e em diversos documentos da Organização Internacional do Trabalho, portanto, devem ser respeitadas, assim como exercício democrático de luta em defesa de direitos.

Manifestamos nosso repúdio ao vereador Carmelo Neto que, com sua atitude antidemocrática, não considera a livre organização sindical e o direito à manifestação, expressando sua conduta antissindical e pouco democrática.

Reafirmamos o compromisso da CNTE com a livre organização, com o direito à manifestação e com a defesa intransigente dos direitos democráticos, humanos e trabalhistas de todos/as os/as brasileiros/as.

A educação pública, democrática e de qualidade alicerça a luta da CNTE e suas entidades filiadas.