NOTA DE PESAR

nota de pesar 1

Faleceu no dia de ontem (19/12) a companheira Silvana Prestes, funcionária da educação da rede estadual de ensino do Paraná e dirigente nacional da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e da Marcha Mundial das Mulheres. Aqui na CNTE, já compôs o Departamento de Funcionários/as em Educação, antes ainda de vir a ser uma secretaria em nossa estrutura. Tratava-se mesmo de uma lutadora incansável pela educação pública e pelos direitos de seus/uas trabalhadores/as.

A sua passagem por esse mundo sempre será marcada pela sua luta e por seu envolvimento contagiante nas grandes pautas que em vida abraçou. Pessoas como Silvana terminam por deixar a morte pequena diante do tamanho de seu legado. Para além da luta pela educação, que sempre pautou a sua atuação política, em especial na construção dos direitos dos/as funcionários/as nas escolas do Paraná e do Brasil, ela tomou para si a luta pela pauta das mulheres e dos direitos humanos em geral.

Compôs o Conselho Estadual de Direitos Humanos e não se esquivava em botar a mão na massa. Era figura presente e notada por sua liderança em todos os atos de rua convocados pela APPSindicato, sua entidade sindical de origem e principal fortaleza das batalhas por ela travadas. Foi ali que, com seus companheiros e companheiras, participou ativamente da comissão que criou o atual plano de carreira do Quadro dos Funcionários da Educação Básica da Rede Pública Estadual do Paraná. Como mais um capricho da vida, é justamente esse plano de carreira que tanto demandou trabalho e empenho de Silvana que o atual governo estadual tenta agora alterar.

Era mesmo uma incansável lutadora social. Daquelas que, diante de tanta entrega para a luta de nosso povo, não pode e jamais será esquecida. Que toda solidariedade emanada por aqui acolha e cubra de conforto todos/as os/as companheiros/as que com ela ombrearam tantas lutas. Que os/as amigos/as e familiares sintam-se abraçados e tenham a certeza de que Silvana só parte fisicamente, mas que seu exemplo a deixará viva ainda por muitos e muitos anos!

Silvana Prestes, presente!

Silvana Prestes, presente!

Silvana Prestes, presente!

Brasília, 20 de dezembro de 2023

Direção Executiva da CNTE