"Nenhum veículo de comunicação morre quando nasce um novo. Temos que ocupar todos os espaços", defende Renata Mielli, coordenadora do Fórum Nacional da Democratização da Comunicação (FNDC) que apresentou palestra sobre os desafios da mobilização em rede. Renata ressalta: "Devemos ocupar todos os espaços mas é um momento difícil. O poder econômico também está nas redes sociais e para enfrentar isso é preciso ter unidade ampla em torno da democracia".
Renata tirou dúvidas dos participantes e explicou que o Brasil ficou anos sem enfrentar os monopólios midiáticos: "Por um momento, muitos passaram a acreditar que a internet resolveria o problema da falta de democratização da comunicação no país. E o que temos agora são novos concorrentes: as plataformas que atuam como monopólios digitais na internet [Facebook, Instagram e WhatsApp, Google, Youtube, Twitter...] às vezes têm os mesmos interesses econômicos da mídia tradicional - com a diferença que nem sabemos como funcionam os algoritmos delas, não é um território sobre o qual temos controle", detalha. Acesse a apresentação completa.
Ao final dos debates, Renata Mielli distribuiu o documento "Calar Jamais! Manifesto em defesa da liberdade de expressão e da democracia", enumerando decretos e medidas administrativas que pretendem reduzir a transparência do Estado, impor sigilo a documentos de interesse público e ameaçar jornalistas.