CAMPANHA

 

2021 11 29 21 ieal c190 oit

A Internacional da Educação América Latina (IEAL) e a Rede de Trabalhadoras da Educação de Mulheres (RED de Trabajadoras de la Educación) lançaram no último dia 24 de novembro a campanha para promover a ratificação da Convenção 190 (C190) e da Recomendação 206 (R206) da Organização Internacional do Trabalho (OIT). C190 é a convenção para eliminar a violência e o assédio no mundo do trabalho, adotada em 21 de junho de 2019 pela Conferência Internacional do Trabalho.

O objetivo da iniciativa é fornecer às organizações membros as ferramentas e os recursos necessários para promover a ratificação do C190 e do R206 em todos os países da região.

Apesar da adoção da Convenção na Conferência do Centenário da OIT em 2019, os únicos países latino-americanos que ratificaram o C190 são Uruguai, Argentina e Equador. É neste contexto que se deve agir para promover a ratificação da Convenção nos demais países da região, a fim de garantir o direito a um local de trabalho livre de violência e assédio.

Trabalhar sem violência ou assédio
Como parte da campanha, foi elaborada um folheto com o objetivo de apresentar e explicar os principais pontos da Convenção 190. A publicação também destaca a importância de ratificar o C190, fornecendo às organizações sindicais e seus membros informações práticas e recomendações para a promoção da convenção na América Latina.

#YSomosTodas
A campanha da IEAL pela ratificação da OIT C190 inclui a canção “Y Somos Todas”, de Maf É Tulà e Anyul Arévalo, com o conjunto de percussão feminina Toca el Tambó e as cantoras Guadalupe Urbina, Manu Saggioro, Nakury , Sharow Granera, Kumary Sawyers e Berenice.

 

A campanha da IEAL e da Rede de Trabalhadores da Educação de Mulheres para a ratificação da OIT C190 tem apoio solidário do sindicato de professores sueco Lärarförbundet, do sindicato de professores norueguês UEN, da Federação Canadense de Professores (CTF / FCE) e da Associação Nacional de Educação (NEA) dos Estados Unidos.

(Internacional da Educação, 24 de novembro de 2021)