DISTRITO FEDERAL

 matéria 290923 1

Créditos da foto: Jorge Monicci.

A CNTE e o Sindicato dos Professores do Distrito Federal (Sinpro-DF) receberam moções de louvor da Câmara Legislativa do Distrito Federal durante a sessão solene de entrega do 1º Prêmio Paulo Freire de Educação, realizada na noite desta quinta-feira (28), no Plenário da CLDF. A premiação objetiva reconhecer e valorizar profissionais da área da educação, professores/as, estudantes e seus familiares, estudiosos da educação, ativistas pelo direito à educação e comunidades escolares.

O projeto coordenado pelo deputado distrital e presidente da Comissão de Educação, Saúde e Cultura - CESC da CLDF, Gabriel Magno (PT/DF), também presta homenagens a pessoas que se destacaram por suas contribuições na promoção do direito à educação, gestão democrática, no Plano Distrital de Educação, em projetos político-pedagógicos que impactam as escolas públicas, a vida de seus estudantes e suas regiões.

A secretária de Finanças da CNTE, Rosilene Corrêa, esteve presente na cerimônia representando a Confederação, junto com o professor Raimundo Kamir, representante do Sinpro-df.

Durante sua fala, Rosilene parabenizou os/as professores/as que contribuem diariamente para o aprendizado em sala de aula, com a beleza que o patrono da educação brasileira, Paulo Freire, deixou de herança. Ela ainda lamentou a realidade crítica que acomete muitas escolas no Brasil, pelos prejuízos na precarização da educação e no trabalho de docentes do país inteiro, que não são valorizados devidamente. 

“Meus cumprimentos não são apenas pelos projetos que fazem a diferença, mas também, pelo fazer pedagógico diário de cada escola, pois são esses que fazem a diferença para termos um país melhor, onde o oprimido nunca desejará ser opressor, onde todos teremos um tratamento igualitário, o acesso a uma educação de qualidade, e que essa seja, sobretudo, uma educação pública que respeita os direitos de cada um”, declarou.

Raimundo utilizou seu espaço de fala para prestar solidariedade aos/às professores/as da educação básica pública do DF que estão em greve, e destacou a importância de se ter educadores/as na composição da Câmara Legislativa Distrital. "Somente um professor, forjado na luta, seria capaz de trazer para esse espaço a potência que é a escola pública", refletiu.

A premiação

Organizada em agosto deste ano, a iniciativa aprovada por meio da Resolução 333/2023, de autoria do deputado Gabriel Magno, obteve mais de 90 projetos cadastrados no edital de participação, contando ainda com mais de 104 indicações de trabalhos e 300 pessoas que contribuem com planos educacionais no DF.

Os projetos entregues foram baseados nos seguintes eixos: 

  • - Educação para a Diversidade;
  • - Cidadania e Educação em/para os Direitos Humanos;
  • - Educação e Sustentabilidade;
  • - Educação no Campo; e 
  • - Tecnologia e Inovações.

Clique aqui e confira mais sobre os projetos e as pessoas premiadas no evento. 

“Um momento muito simbólico, por tudo que vimos desde a aprovação da Resolução, nos debates e com as inscrições [...] podemos ver materializado como a nossa rede de educação, com os nossos profissionais, professores/as e estudantes tão capacitados/as e qualificados/as prestam um serviço fundamental para essa cidade”, celebrou o parlamentar.

A mesa de instituições homenageadas também contou com a presença do coordenador Geral de Formação de Gestores do Ministério da Educação, José Roberto Júnior. Segundo ele, o evento exerce muita importância ao dar visibilidade a projetos  que servem de inspiração a outras escolas.

Representado por José, o Ministro da Educação, Camilo Santana, frisou no discurso enviado que “o prêmio não é apenas uma celebração, mas também, um incentivo para continuarmos a investir em uma educação de qualidade para cada um dos brasileirinhos e brasileirinhas do país”, declarou.

“Estamos unidos em nossa determinação de honrar a visão de Paulo Freire e construir um futuro onde a educação seja verdadeiramente transformadora”, finalizou.