PALÁCIO DO PLANALTO

LULA290124 2

Fotos: Ricardo Stuckert/PR

O coordenador do Fórum Nacional da Educação (FNE) e presidente da CNTE, Heleno Araújo, foi recebido, na tarde desta segunda-feira (29), pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto. O encontro aconteceu no segundo dia da programação da Conferência Nacional de Educação (Conae 2024), que começou no dia 28 e vai até 30 de janeiro de 2024, em Brasilia (DF). 

Heleno estava acompanhado por uma comitiva da CNTE, além de lideranças da Internacional da Educação (IE). A reunião teve como objetivo mostrar ao presidente a importância da realização da Conae em meio à retomada dos investimentos em educação pública por parte do Governo Federal. 

A CNTE enfatizou com o presidente Lula que a construção do Plano Nacional de Educação (PNE) será um dos produtos da Conae 2024 e ressaltou a necessidade de articular com o Senado e a Câmara a aprovação do projeto do PNE. Em sua fala, Lula demonstrou preocupação com os indicadores de abandono de alunos do ensino médio e a necessidade de atuação da sociedade e do poder público para reverter o problema.

Além disso, ele fez um resumo de todas as políticas públicas educativas do governo federal, comparando as ações para este setor entre os países da América Latina. Lula também antecipou que vai lançar, nos próximos dias, outros programas  de investimento em educação pública brasileira. 

Diálogo com IE

Durante a reunião, Lula recebeu o convite da IE para participar do Congresso da Internacional da Educação, previsto para acontecer este ano, na Argentina. “Percebi que o presidente Lula está realmente comprometido com o desenvolvimento da educação pública do Brasil”, afirma o coordenador regional da Internacional da Educação para a América Latina (IEAL), Combertty Rodríguez, presente no encontro 

Para o secretário geral da IE, David Edward, seu encontro com Lula nesta segunda-feira foi um dos dias mais importantes da sua vida. “Apresentamos a ele uma foto de 2.000 sindicalistas da educação segurando cartazes de Lula Livre em nosso Congresso Mundial. E o mais importante é que, apesar das tentativas de cortar as flores da democracia e da dignidade, não conseguiram impedir a Primavera”, disse David. 

“Percebi que Lula está realmente comprometido com a educação no Brasil e muito interessado em trabalhar de forma conjunta com a as entidades internacionais, de forma mais global”, comentou a presidente da IE, Susan Hopgood. 

LULA290124