PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO

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O planejamento de novas edições da revista Retratos da Escola de 2024 começou. Nesta terça-feira, 27 de fevereiro, a diretoria da CNTE reuniu-se com o comitê editorial da publicação para articular a estrutura das publicações deste ano. Além disso, questões voltadas para o futuro da revista foram trazidas em reflexões sobre os temas que podem ser tratados, as seções temáticas das edições, e qual a melhor forma do trabalho ser veiculado.   

Criada em abril de 2007, com primeira publicação em outubro do mesmo ano, a 'Retratos da Escola' é um projeto da Confederação que busca estabelecer diálogo entre a instituição e os trabalhadores do setor educacional. A partir desta interação, o objetivo é conseguir produzir um ambiente propício à reflexão da realidade social da educação pública no país.

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Coordenada pela secretária de Assuntos Educacionais da CNTE, Guelda Andrade, detalhou que a reunião teve o objetivo de avaliar o que a publicação tem servido até o momento e planejar o seu futuro. “(Isso) considerando, inclusive, o desafio de criar estratégias para que a revista seja consumida no chão da escola, seguindo o propósito da sua criação”, explica. 

Desde o primeiro exemplar publicado, a revista tem a missão de possibilitar a ampliação da uma formação continuada e de reflexão para os trabalhadores/as da educação. Trazendo debates a respeito do trabalho educativo, suas condições e práticas, e a organização escolar e dos sistemas educacionais, a produção conta com a análise de acadêmicos intelectuais sobre os temas, além de pessoas notórias do setor educacional. 

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“(A revista) foi criada para atender as necessidades da educação básica, e acabou ganhando terreno e expansão na educação superior, sendo muito bem conceituada dentro da academia. No entanto, temos o desafio de fazê-la transitar dentro das escolas de educação básica”, salienta Guelda.

Além de Guelda Andrade, participaram da reunião a Secretária Geral, Fátima silva e pela secretária de Finanças, Rosilene Corrêa, da CNTE; pela editora Leda Scheibe, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Luiz Fernandes Dourado e Miriam Fábia Alves, da Universidade Federal de Goiás (UFG); Márcia Angela da Silva Aguiar, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); e Carlos Augusto Abicalil, da Organização de Estados Ibero-americanos.

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