JORNAL MURAL

jornal mural maio 2024 luta contra lgbtfobia materia site

 Como professores, funcionários, gestores e alunos podem melhorar a relação com pessoas LGBT no ambiente escolar e fazê-las se sentir acolhidas e integradas à escola? O guia “Como criar um ambiente escolar mais inclusivo para todas as pessoas”, lançado em outubro de 2023 pela ONG Todxs, traz respostas.

A cartilha com 32 páginas é fonte de informações rápidas para conscientização, com sugestões de atividades para apoiar as escolas a reduzir o preconceito. "Este guia foi pensado de maneira colaborativa, trazendo estudantes, professores, equipe pedagógica e diretores de diferentes gêneros e orientações sexuais para participar da criação desse conteúdo”, diz o documento.

Uma das propostas é a ideia de implementar o conceito de “educador-anjo”, definido no Guia como “quem ampara estudantes LGBTs”, e com preparo e disponibilidade para “acolher e escutar a pessoa estudante, preservando sua saúde mental e reforçando que está ali para apoiá-la”.

De acordo com o Guia, 80% dos jovens trans não chegam a terminar o ensino fundamental. “Esse número é fruto do bullying e da transfobia nas escolas, provocando a massiva evasão escolar da população trans, que trará como impacto, a longo prazo, uma situação extrema de pobreza e vulnerabilidade social”, aponta a cartilha.

“Precisamos estimular que a escola seja um lugar de respeito à diversidade”, propõe o documento. “Para isso,a formação de professores é essencial, promovendo diálogos e reflexões, criando senso de responsabilização e compromisso para o combate a todas as formas de preconceito e ao bullying e para a promoção de inclusão, garantia de acessos e direitos igualitários para todas as pessoas”, conclui o Guia.

 matéria jornal mural 17m 14052024