Brasília, 13/1/2014 - Começa nesta quinta-feira dia 16, e segue até domingo 19/1, o 32º Congresso Nacional da CNTE, com o tema ‘Educação, desenvolvimento e inclusão social’. Cerca de 2500 representantes da Educação do Brasil e de mais 18 países estarão reunidos no Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília-DF (SCES – Setor de Clubes Sul, Trecho 2, Conj. 63, Lt. 50), para discutir e avaliar os rumos, avanços e retrocessos da legislação e eleger a nova diretoria da Confederação para o triênio 2014-2017. 

No primeiro dia de programação será promovido um Seminário Internacional, com a presença de 28 representantes de 4 continentes, além do movimento social brasileiro. Participam entidades de países como Alemanha, Argentina, Bolívia, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Espanha, França, Guiné Bissau, Haiti, Nicarágua, Palestina, Paraguai, Portugal, República Dominicana, São Tomé e Príncipe e Uruguai.
As organizações convidadas irão exibir trabalhos relacionados aos desafios educacionais de seus países, projetos dos movimentos sindicais envolvidos com o tema e apresentar um panorama geral do assunto na região. Como resultado, a CNTE irá fazer uma publicação com os textos utilizados e produzidos durante o evento.

Na abertura oficial, no dia 16/1, o ex-presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Márcio Pochmann, faz uma Conferência sobre Conjuntura Internacional e Nacional. Economista e político, Pochmann é doutor em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e foi diretor do Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho (Cesit), além de professor e pesquisador visitante em universidades da França, Itália e Inglaterra, com pós-doutorado nos temas de relações de trabalho e políticas para juventude. Também atuou como consultor no Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e no Dieese, entre outras instituições nacionais. No plano internacional, foi consultor em diferentes organismos multilaterais das Nações Unidas, como a Organização Internacional do Trabalho(OIT), o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), entre outras.
Greve e valorização - Dentre os assuntos que serão destaque nos quatro dias de encontro estão a luta pelo piso salarial nacional do magistério e para todos os profissionais da educação (art. 206, VIII, CF-1988), as diretrizes nacionais para os planos de carreira de estados e municípios, a universalização com qualidade das matrículas de 4 a 17 anos – com atendimento da demanda manifesta por creches e educação de jovens e adultos –, a implantação da escola integral com jornada única para seus profissionais, a gestão democrática dos sistemas de ensino e das escolas, o financiamento com 10% do PIB para a educação pública, a aprovação do PNE e dos respectivos planos locais, além do combate à terceirização e o incentivo às demais políticas de valorização dos profissionais da educação (formação inicial e continuada, jornada extraclasse, saúde e condições de trabalho).

O objetivo do 32º Congresso Nacional da CNTE é fortalecer o engajamento dos/as trabalhadores/as em educação nas lutas da sociedade brasileira por mais e melhores serviços públicos e pela garantia de direitos individuais e coletivos, sobretudo nas esferas étnico-racial, social, de gênero e de orientação sexual, reforçando a luta pela liberdade e autonomia sindical, contra a repressão aos sindicatos e a perseguição de lideranças sindicais. Vai ser aprovado, ainda, um intenso calendário de mobilização pela valorização efetiva do piso nacional do magistério. Saiba mais sobre o Congresso no site da CNTE: http://www.cnte.org.br

Serviço:
32º Congresso Nacional da CNTE
Data: 16 a 19 de janeiro
Local: Centro Internacional de Convenções do Brasil (SCES-Setor de Clubes Sul, Trecho 2, Conj.63, Lt.50), Brasília-DF
Informações para a imprensa e credenciamento:
Frisson Comunicação / Ana Paula Messeder / Katiuscia Sotomayor
(61) 3964-8104 / 9248-7189 / 9213-7282 / 9276-4477
/